Aula 2 - 25 de Fevereiro

    Na aula 2 adquirimos algumas ideias da construção em Autocad 3D. Iniciámos um exercício novo, a construção em 3 dimensões dos sólidos platónicos.

Começámos por construir o tetraedro. Este sólido é formado por quatro faces triangulares regulares. 

    Para rebater os lados do sólido, foram necessárias outras construções geométricas auxiliares. Assinalámos o centro do triângulo base e representámos uma reta vertical onde se vão unir os três vértices dos triângulos.

Nos 4 triângulos criámos um hatch, para se conseguir perceber melhor o sólido em três dimensões.  Para localizar esse ponto na reta vertical, desenhámos um círculo, que coincide ao rebatimento do triangulo secundário, onde foi rodado, utilizando o comando "3DROTATE", para ficar paralelo ao eixo do Z.


    Por fim, rebatemos os três triângulos secundários e concluímos o tetraedro.

    O segundo sólido geométrico construído foi o hexaedro, ou cubo. Desenhámos no eixo XY seis quadrados, criando um hatch em cada um. Rebatemos os quadrados usando o comando "3DROTATE", onde o ângulo de rotação foi 90º para todos.



    O terceiro sólido geométrico construído foi o octaedro, que é constituído por oito triângulos regulares. A maneira de construção é igual ao do tetraedro, só no final, quando a construção da primeira pirâmide foi concluída, usámos o comando "3DMIRROR" e refletimos a pirâmide no sentido inverso do eixo Z.





    O quarto sólido geométrico construído foi o dodecaedro. Desenhámos 3 pentágonos e criámos hatch para cada um. Fizemos duas circunferências que rebatidas vão dar o ponto de interseção do rebatimento de um dos lados do pentágono.


     Depois de rebater, usámos o comando "3DARRAY" (múltiplas cópias), função "Polar", número de cópias (5), os graus (360º), o eixo de rotação vertical e perpendicular à base, com o objetivo das faces copiarem e rodarem à volta do eixo. 


    Tendo metade das faces compostas, usámos o "3DMIRROR", semelhante ao que fizemos no octaedro, e refletimos no sentido inverso do eixo Z. Para finalizar, rodámos a parte de cima do dodecaedro em 36º a partir do centro do pentágono para "encaixar" na parte de baixo, completando o sólido.

    O último sólido que construímos na aula foi o icosaedro. Copiámos o pentágono do dodecaedro e numa das laterais, acrescentámos um triângulo regular. Usámos um hatch para o triângulo.

    Depois usámos o comando "ARRAY", função "Polar", indicámos o ponto central do pentágono, "i" para item e indicar que são 5 repetições. 

    Utilizámos o mesmo método do tetraedro e do octaedro, para criar uma pirâmide. Criámos outro triângulo regular, que situa se numa das faces laterais para ligar as bases superior e inferior.

    Fizemos um "3DARRAY" ao triângulo de ligação e com isto, ficámos com metade do sólido composto.

    Para finalizar, fizemos um "3DMIRROR" e refletimos no sentido inverso do eixo Z. Rodámos a parte de cima do solido 36º, a partir do centro do pentágono para depois "encaixar" na sua outra metade. 

    No final da aula, identificámos os sólidos, usando o comando DT ("DText"). 





Comentários