Aula 10 - 29 de Abril

     Na aula número dez da disciplina, criámos uma lamparina de gás no programa 3Ds Max. Mas antes disso, o professor voltou a fazer uma introdução, uma pouco mais elaborada em relação à última aula, às secções do 3ds Max.

    A primeira parte, foi criar a botija, com um cilindro pelo COMMAND PANEL - STANDARD PRIMITIVES - CYLINDER. De seguida, criámos um toro, que vai ser colocado à volta do cilindro.



     Para determinar o "baixo-relevo" que vai existir no cilindro, dirigimo-nos ao CREATE - COMPOUND OBJECTS - BOOLEAN. Escolhemos a opção SUBTRACT e selecionámos o objeto toro. O seu volume foi subtraído do cilindro. Arredondámos a parte superior do cilindro através do MODIFY - MODIFIERLIST - TAPER e substituímos os valores. 



    De seguida, criámos o parafuso da lamparina, onde usámos dois cilindros e unimos as suas formas pelo CREATE - COMPOUND OBJECTS - BOOLEAN - UNION.



    O passo seguinte foi criar a chama da lamparina. Ao produzir um cilindro, modelámos para ter um formato irregular ao normal, MODIFY - MODIFIER LIST - STRETCH e NOISE. Daí obtivemos a chama do nosso objeto.

    Para criar o globo de vidro usámos linhas, através do CREATE - SHAPES. Para modelar o globo de vidro usámos o SELECTION e selecionámos os vértices da figura. Ao utilizar o botão direito do rato, escolhemos entre o BEZIER e o SMOOTH para ajustar a linha.


    Fomos ao MODIFY - MODIFIER LIST - LATHE para criar a superfície do vidro através da linha. Selecionámos o globo de vidro e em AXIS, movemos o seu eixo para o centro da botija.



    Para finalizar a nossa lamparina, fomos aos MATERIAL EDITOR, onde escolhemos o tipo de cor que vamos utilizar para cada parte da figura.




Comentários